Tags
Destaque

Ao Professor Emérito Venício Lima


Mensagem de Congratulações ao professor Venício Artur de Lima pelo recebimento do título de Professor Emérito da Universidade Federal de Brasília (UnB)



“O povo brasileiro só será livre quando ele constituir plenamente o direito de fala pública”. Essa é uma das possibilidades de síntese dos ensinamentos do professor Venício Artur de Lima e que temos tido a honra de compartilhar no Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás), grupo de pesquisa do pensamento político brasileiro e de teoria e filosofia política do Departamento de Ciência Política da UFMG.


Para nós, pesquisadores e pesquisadoras desse grupo, o recebimento do título de Professor Emérito da UnB pelo professor Venício tem a dimensão de reconhecimento do trabalho de um intelectual que, entendemos, está em processo de tornar-se um clássico de interpretação do Brasil. O conceito de cultura do silêncio, que desenvolve a partir de um diálogo crítico com Vieira e Paulo Freire, formula uma narrativa muita alta, que liga a formação da identidade do povo à liberdade de expressão. Aprendemos com a sua obra a lição definitiva que ninguém pode falar em nome das mulheres, dos negros, dos povos indígenas, dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade.


Sabemos por sua obra que, se cada qual não constituir sua fala livre, não haverá cidadãos e cidadãs e o Brasil não se constituirá enquanto uma república democrática. Ao longo de cinco décadas de trabalho como professor e pesquisador, como intelectual público e autor de tantos livros de referência na área da comunicação pública, o professor Venício nos oferece um extenso, sistemático e coerente acervo de conhecimentos empíricos e reflexões para a construção das condições institucionais e legais que estruturem uma opinião pública democrática no país.


Apresentamos nossas mais sinceras congratulações ao professor Venício Artur de Lima e à UNB pelo reconhecimento do mérito porque esse título valoriza uma tradição crítica e libertária do pensamento político brasileiro. Trata-se de um intelectual seminal, tanto mais contemporâneo quando mais lido em diálogo com as interpretações clássicas da formação do Brasil. E estamos certos de que o trabalho da sua obra continua, aberto a todos e todas que, em tempos tão difíceis e adversos, não abrem mão dos valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade.



*Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás) – DCP/UFMG